segunda-feira, março 23, 2009

RobotEMIR na 3ª RobotPARTY




Equipa de Robótica de Mira participou na 3ª RoboParty

A equipa RobotEmir, constituída por 3 alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Mira participou, em parceria com a Associação Emir, no evento RoboParty’09 organizado pela Universidade do Minho, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.
A equipa participou nas provas desportivas e lúdicas e demonstrou as suas capacidades nas provas de robótica constituídas por competições de perseguição, dança, obstáculos, sriatividade e construção.
A participação nas provas de robótica foi muito positiva, tendo a equipa ficado sempre em lugares cimeiros na tabela de pontuação das 120 equipas participantes. A melhor posição alcançada foi a chegada aos 4º de final na prova de perseguição.
Professores e alunos envolvidos no projecto estão muito satisfeitos com a experiência e com a troca de conhecimentos que a participação proporcionou.
O Grupo de Robótica da Universidade do Minho tem vindo a realizar várias palestras em escolas sobre o tema robótica bem como algumas demonstrações com robôs "in loco", por forma a fomentar o gosto dos jovens por esta área. Os jovens têm demonstrado através destas competições não apenas interesse em participar como também conhecimentos de qualidade, através dos robôs que têm construido.
A RoboParty® consiste num evento pedagógico que reune equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites (trás o teu saco cama), para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação (para aprender a dar os primeiros passos em Electrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes (Mecânica, electrónica, e programação) e que no final do evento pertence à equipa. Todas as equipas têm acompanhamento para de pessoas com conhecimento para ajudar na construção e programação do teu robô.Decorrem em paralelo outras actividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc. Cada participante traz o seu saco cama e fica lá durante todo o evento.A RoboParty® é idêntica a uma LANParty e também funciona 24h/24h mas tem um objectivo pedagógico e educacional. São ainda dadas a conhecer as regras das competições nacionais e internacionais de robótica mais importantes, para poderes participar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem
Desde pequenino se torce o pepino.
Começar desde cedo a implementar este gosto pela tecnologia é algo salutar e demonstra uma visão a longo prazo da realidade actual.

Parabens EMIR
Parabens RoboEmir